RIVA News


VOCÊ SABIA?

CURIOSIDADES SOBRE OS VAGALUMES



Nas noites quentes de verão é comum ver bichinhos luminosos voando para lá e para cá. São os vagalumes, insetos da família Lampyridae. Eles são pequenos – não ultrapassam os 25 milímetros de comprimento – e possuem corpo bem frágil.

Apenas os machos voam. As fêmeas não possuem asas e, por isso, se arrastam pelo chão.

Ponto de luz

Você sabe por que os vagalumes se iluminam?

Eles possuem um órgão, na região da barriga, que produz uma substância chamada luciferina. Ela reage com o oxigênio presente no corpo dos vaga-lumes e emite luz. A luminosidade pode ter cor variada, de acordo com a espécie.

A luz é usada em diversas situações. Uma delas é quando a fêmea quer atrair o macho, por exemplo. A emissão da luzinha é o sinal de que o macho deve abandonar o voo e ir para junto de sua parceira.

Ela também ajuda na alimentação, já que pode atrair cupins, formigas, mariposas, lesmas e caracóis – presas prediletas dos vagalumes. Só que, às vezes, o feitiço vira contra o feiticeiro. A fêmea pode aproximar rãs, aves e caranguejos e acabar virando o jantar deles.



Filhotes

Os filhotes de vagalumes nascem como larvas e assim ficam por seis meses. Nessa fase, ficam a maior parte do tempo embaixo da terra. As larvinhas nascem muito parecidas com a fêmea adulta e apresentam poucas mudanças até completar o desenvolvimento.



Fonte do texto:
http://www.klickeducacao.com.br/dicbichos/dicbichosdisplay/0,6590,FVB-115-,00.html

Fonte da imagem:
http://animais.culturamix.com/curiosidades/curiosidades-sobre-os-vagalumes-que-ninguem-sabe